" BOM MESMO É IR Á LUTA COM DETERMINAÇÃO, ABRAÇAR A VIDA COM PAIXÃO, PERDER COM CLASSE E VENCER COM OUSADIA.POIS O TRIUNFO PERTENCE A QUEM SE ATREVE!' CHARLES CHAPLIN

VOLTE SEMPRE!

Create your own banner at mybannermaker.com!
Copy this code to your website to display this banner!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

UM PRESENTE COM VÁRIOS NOMES



                     UM PRESENTE COM VÁRIOS NOMES
                           PARA UMA ÚNICA PESSOA...

LUCAS 2:8-14

Incrível mais uma vez chegou o Natal. Passou muito rápido esse ano,quase  nem sentimos
Natal e o seus simbolismos, nós não sabemos sequer se  Jesus nasceu mesmo dia 25  dezembro provavelmente não tenha nascido nessa data, mas o que interessa, é que este é um momento para celebrarmos o Seu nascimento. Isso é maravilhoso,  tremendo e lindo. Mas o Natal não começou debaixo de uma árvore de Natal como comemoramos hoje.
Vamos entender o contexto histórico desse texto:
A figura dos pastores,dentro da cultura judaica,em que categoria eles ficavam: numa linguagem de hoje ,eles seriam de quinta categoria(pastores de ovelhas),eles eram considerados pessoas sem valor.
Eles tinham uma linguagem pesada,cheia de palavras duras, e sem afeto.A forma de dizer eu te amo era xingando as pessoas.
Os outros pensavam , lá vem os de boca suja.

A PERGUNTA É:  POR QUE DEUS SE MANIFESTOU A ELES..?
A razão principal era porque eram pessoas rejeitadas.

A pergunta ainda persiste: ‘’’ COMO DEUS SENDO PURO,JUSTO,VAI DAR VALOR À ESSE TIPO DE GENTE..?

Aqueles homens estavam ganhando um presente que eles não entendiam:

1-JESUS É O PRESENTE DA ALEGRIA. VS.10

1:1- A chegada do Messias é a Chegada da  Esperança.

As vezes as pessoas pensam que podem comprar  alegria.
1:2-Uma alegria que não depende daquilo que eu tenho.


MAS DEPENDE DE QUEM ME DEU...” JESUS..”
O meu Deus me preencheu!

E para aqueles pastores a alegria dependia que a lã crescesse.

1:3-A Alegria que não acaba após o término da Ceia de Natal.
Ainda não compreendiam a riqueza desse presente.

2-JESUS É O PRESENTE DA SALVAÇAO. VS 11

Assiste uma pesquisa feita nas ruas da cidade de São Paulo, por um canal de TV: perguntaram as pessoas “ você gostaria de ser salvo do que ..?
-algumas pessoas disseram,da violência,das  guerras,doenças,até que uma jovem senhora disse:”gostaria de ser salva das rugas..”

2:1-Aqueles pastores tinham rugas na alma.

Rejeitados pela sociedade, talvez eles , os pastores esperassem a salvação do Império Romano. Hoje as pessoas só esperam soluções materiais.

2:2-Jesus trouxe Salvação completa.

‘’’ AQUELE QUE CRÊ E FOR BATIZADO SERÁ SALVO..”

Vejamos o que significa a palavra inferno:
Banido para sempre da presença de Deus.
Jesus queria salvar aqueles pastores.

QUE PRESENTE LINDO NÃO HÁ MAIOR...
As vezes se compra até pseudos relacionamentos,com presentes. Isso é falta de paz com Deus.

3-  Romanos 5;1 temos paz com Deus,através de Jesus.

3:1-Não se compra salvação,isso já foi pago por Jesus. Rugas do passado(falência,traição,escravidão da alma)
3:2- Se Deus fizesse uma Ceia de Natal,Ele nos incluiria.

3:3 Se tenho paz com Deus tenho Paz com Você.

UM PRESENTE COM VÁRIOS NOMES PARA UMA ÚNICA PESSOA;

Maravilhoso Conselheiro,Deus Forte,Pai da Eternidade,Príncipe da Paz..

Pr. Ismael S. Devidé


quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

PECADO E ARREPENDIMENTO

      

SALMO 51


Nesse texto Davi faz um balanço de sua vida e chega a conclusão do auto engano, levando-o a  fazer esta oração
Quando olhamos  para a Palavra,podemos ver que Deus nos criou para refletir sua Glória,conforme Isaias 6:1-8.
Acontece que  o pecado roubou isso de nós.A Visão que temos de Deus,pode fazer estremecer as entranhas, ''ai de mim..''
Na época de Isaias podemos ver alguns problemas,vamos fazer um paralelo com Davi.
Naquele tempo de Isaías, as palavras manchavam a santidade de Deus,havia a banalização do ato errado,''será que é tão errado assim..? Diziam as pessoas...
Deus colocou uma lei moral no homem,a questão do bem e do mal.
Então o homem tentou divorciar-se do seu Criador Deus,caindo então no seu próprio engano.

QUAL É O SIGNIFICADO DA PALAVRA PECADO...?

1-É UMA TENTATIVA DO  HOMEM TORNAR-SE O seu prórprio deus.Sua própria lei, seu próprio limite,tornar-se independente de Deus.
-O diabo insuflou no homem o sentimento de: '' eu fui lesado..'' isso levou o homem  a justificar os seus erros.

2-HARMATIA- NÃO ATINGIR O OBJETIVO- ERRAR O ALVO.

O nosso alvo é sermos parecidos com Cristo.
O que eu preciso fazer nesse caso é : Reavaliar,tudo o que há em mim que não é imagem de Jesus .

3-INIQUIDADE- CORRUPÇÃO DO NOSSO CARÁTER.

TIPO VICIOSO( SOU AMARGO,VINGATIVO,REBELDE,MALDIZENTE}
Machuco os outros,firo as pessoas em nome da moral e dos bons costumes,em nome de uma tradição doentia,que muitas vezes tem matado pessoas nas suas emoções,  na historia familiar e na vida.

4-TRANSGRESSÃO: IR ALÉM DO LIMITE CONHECIDO.
Deus diz, não faça isso,e eu vou, acabo pecando,ultrapasso um limite.
Ir além do limite, julgando as  pessoas,fazendo um tribunal particular,riscando pessoas do seu relacionamento, esquecendo coisas boas, porque você  assume o poder de julgar outros.
Durante  muitos anos ouvi uma frase '' fofoca santa ''isto ore pelo fulano(a) que está com um problema sério'' já expôs a pessoa.
O Exemplo biblico: Noé estava embriagado Gen 9:21, e  estava nu,seu filho Cam,tornou a nudez e bebedeira de seu Pai pública vs 22.
É pecado expor as pessoas ,ainda mais quando as mesmas estão totalmente vúlneráveis.
Por isso Cam,foi amaldiçoado.
A Igreja deve ser diferente,tratar do pecador,para que o mesmo seja liberto de tal pecado.

ENTÃO O QUE DEUS ESTABELECEU..?

Visto que eu fui criado a sua imagem  e semelhança.Gen 1:26

1-TODO  PECADO É NÃO SER O QUE O MANDAMENTO IMPLICA.

'' AMARÁS O SENHOR TEU DEUS,E AO TEU PRÓXIMO..''
Podemos dizer que  o pecado é uma hostilidade contra  Deus .

Salmo 51:4- O que podemos entender :O Davi do Salmo 23,foi levado a uma situação tão triste que está no Salmo 51.
Davi apartou-se de Deus. Ele fica no palácio em tempo de guerra.
Davi era um guerreiro por isso não há tempo para descanso.
Nao há  férias em relação a vigilancia( oraçao ).
2 Sam 11:2,3: Davi baixou a guarda,nossas quedas são resultados de pequenos desvios.
Se ele estivesse na guerra,talvez não estivesse tão ocioso.
Davi foi traído pelos olhos.Há  uma ligação do que vemos e do que sentimos.
O Caminho da santificação começa com a quebra do orgulho:Salmo 32:3-5.

O QUE É ARREPENDIMENTO ?
" O Senhor não merecia que eu fizesse isso..''
Expl: Quando Miriam ousou falar contra Moises,ficou leprosa.Num 12:1-14.
Arrepender-me por não viver aquilo que o Calvário me comprou.
Davi se arrepende e liberto é restituida a alegria da sua salvação.
Agora ele se via limpo e restaurado.

''O HOMEM NÃO PODE RECEBER COISA ALGUMA SE DO CÉU NÃO LHE FOR DADA..."JOÃO 3:27

ENTÃO VAMOS RECEBER DA SUA  GRAÇA E DO SEU PERDÃO. ALELUIA..

PR. ISMAEL S. DEVIDÉ

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

QUANDO UM PRINCIPE PERDE A UNÇÃO

                                             
                                    JUIZES 13:2-6

Segundo os estudiosos,o autor do livro de Juizes é desconhecido,já o Talmude atribui a autoria do livro a Samuel.
Após a morte de Josué,Israel não tinha um governo central forte. Foram 300 anos de anarquia moral e religiosa.
Deus levantou nesse tempo 6 juízes para julgar e libertar o seu povo. Sansão foi o sexto juiz,ele deveria julgar por 40 anos, mas só ficou 20 anos.
Sansão ilustra bem, que nem sempre um bom começo é a garantia de um bom fim.

1-SANSAO TINHA TUDO PARA DAR CERTO.

Seu nascimento foi prescedido pela visita de um Anjo conforme Juizes 13:3.
Seu nascimento foi um milagre,porque sua  mãe era estéril.13:2
Já no ventre de sua mãe foi consagrado ao Senhor. 13:5

Então por que ele começou tão bem e terminou tão mal?
Começou como um príncipe e terminou como um espetáculo público.

2-SANSÃO - UM HOMEM DE DEUS QUE ESCOLHEU ANDAR SÓZINHO.

Jesus escolheu andar com pessoas,primeiro os 12 ,depois (PEDRO,TIAGO,JOÃO)
Moises tinha um conselheiro,Jetro. Exodo 18:13-27
Davi tinha um mentor,chamado de Natã. 2 Sam1-15

Todos nós precisamos de mentores,gente que nos encoraja,mas gente que é transparente em amor,visando a correção de nossos erros.
O que leva muita gente  a ter resistência quanto a mentoria,é que quase sempre as pessoas carregam vícios do passado como por exemplo: espirito de acusação,justiça própria,e legalismo. Se assim for, fecha-se o filtro da comunicação !

Charles Swuindol disse que precisamos fazer algumas perguntas à nós mesmos:Você já gastou tempo adequado com o estudo da Palavra hoje ?
Você já priorizou a sua família hoje ?
Há algo que você fez em oculto,que não faria  publicamente.?
O auto exame é sempre importante,para reavaliar as nossa atitudes.

3-  O QUE PODE NOS LEVAR AO ISOLAMENTO,?

A perda da simplicidade.
Falta de tato no tratar as pessoas,isto é ingratidão.
Falta de investimento em relacionamentos:Cheiro de gente.
Quando andamos  muito sozinhos,podemos ser presa fácil do inimigo.

4-SANSÃO UM HOMEM DE DEUS QUE PERDEU A CAPACIDADE DE APRENDER.

Era centrado em si mesmo,indisciplinado e teimoso.
Não sabia ouvir os outros. Seu pai procurou convecê-lo do grave erro,de casar-se fora de seu povo.

Não aprendeu com os erros dos outros.Gideão que julgou a Israel antes dele,cometeu muitos erros.
Seduzido por Dalila, ele  abre o coração e revela o seu segredo.
Sansão nunca admitiu seus erros perante Deus.

5-SANSÃO -UM HOMEM DE DEUS QUE NÃO REPAROU AS FRAQUEZAS DO SEU CARÁTER.

TINHA COMPETÊNCIA, mas faltava santidade!
Talento é um dom,mas caráter é uma escolha!
Dominou leões,matou exércitos,mas não dominou a si mesmo.
Ele agia com base nas suas emoçães.

6-SANSÃO  UM HOMEM DE DEUS,QUE FLERTOU COM  O PECADO.
Brincou de arriscar,com o perigo.
Achava que tinha o controle.
Brincou com as fantasias,o auto engano.
Brincou de deixar de amarrar e amarrado ficou!
Por isso perdeu sua conexão com Deus.

O pecado sempre levará mais longe do que  pensamos ir,descontrole e ruína.

Então por que não aprendemos com os erros de Sansão,fazendo a correção dos nossos?
É preciso haver coerencia entre a unção recebida e a vida em que vivemos.
A Unção não nos autoriza a fazer o que queremos,mas ela pelo contrário quebra o jugo, o domínio que o pecado quer ter sobre nós.
Temos a Graça de Cristo,que levanta e nos mantém de pé,mas sem nenhuma altivez.
Que sejamos príncipes da Graça e do Amor de Cristo!

Pr.Ismael Devidé

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"SAIA DE SUA CAIXA"

                                                                    
                                                           INTELIGENCIA EMOCIONAL
                                  
                                                  SAIA DE SUA CAIXA...

Um tema que tem me chamado à atenção é o :''auto engano.." ou auto ilusão''.  A questão do auto engano determina a experiencia de uma pessoa em relação às facetas da vida.
O auto engano, nos cega em relação à verdadeira causa dos problemas. É quando passamos ver os outros como causa de nossos problemas, poderiamos chamar essa atitude de entrar na caixa.
Quando tentamos enganar a nós mesmos, isso chamamos de '' estar na caixa'', isso seria a incapacidade de ver que se tem um problema.
Adão no jardim, tentou fugir, e depois tentou culpar a Eva, pelo seu estado.Eva tenta transferir o problema para a serpente.

Mas, o que é muito pior do que estar na caixa é levar os outros para dentro da caixa. E o interessante é ver que as pessoas reagem pelo que sentimos por elas interiormente. Hoje no mundo competitivo que vivemos, não há lugar para pessoas agressivas, intolerantes, estopim curto, pessoas que não tem auto-critica, pessoas o tempo todo egoistas, cuidando do seu acima do direito do outro.
O apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios no capitulo 5, verso 21, diz:'' sujeitando uns aos outros no temor de Cristo..''
O verdadeiro passo da maturidade é a capacidade de se colocar no lugar do outro, isso chamamos de inteligencia emocional.
Sair de si,entrar na alma do outro,isto é passando a sentir oque  o outro sente.
Jesus foi o exemplo maior nesse  sentido, chora com a familia de Lázaro, e restitui  Lázaro à vida.
Já o imaturo , aquele que só pensa nele, seria o egoísta, que passa a ver o outro à partir do seu angulo de visão.

O apóstolo Paulo escreveu aos gálatas, primeiro aquilo que  a natureza humana produz: Gal 5:19-21: coisas que geram enfermidades nas nossas relações interpessoais;  mas ele também enfatiza aquilo que nos mantem fora da caixa, do auto engano , aquilo que o Espirito Santo produz em nós(Gal 5:22-25.).
O que vai ser gerado em nós através dessa maturidade emocional é: respeito, lealdade, novo trato, parcerias.
Ouvi de um grande psicanalista Flávio Gikovate o seguinte:''O egoísmo é uma falha moral..."ao contrário da maturidade emocional, que é o equilibrio, o dominio da razão sobre as emoções.
É só você olhar a vida do Aposto Pedro, alguns chegam a dizer que  ele só se converteu após ter chorado amargamente, eu diria que ele amadureceu, conheceu suas fraquezas, procurou corrigi-las, e seguiu para  ser um grande homem, para a Glória de Deus, depois que ecoou as 3 cantadas do galo.
Então como podemos deixar de ser um analfabeto emocional ?:

a- Precisamos crescer.
b-Criar um ambiente, uma atmosfera quer seja na familia, empresa , Igreja, escola, onde o comportamento do auto engano não encontre nenhum endosso, isto é , ver os outros de uma maneira diferente.
Um ambiente onde o espirito de acusação esteja fora. O que nos separa nós dos outros é não olharmos  os outros como pessoas..

c-Não se preocupe se outras pessoas o estão ajudando. Procure ver se você está ajudando outras pessoas.
d- Não culpe as pessoas,porque o fato de culpa-las não as ajuda,só piora. Porque muitas vezes o ato de culpar alguem, tem outros propósitos,talvez seja servir de auto justificativa quanto aos próprios erros.
Lembre-se: ''Deus resiste ao soberbo,mas dá graça aos humildes...''
que Deus nos ajude...

Pr. Ismael S. Devidé

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

AS SETE LUZES DA VONTADE DE DEUS

“ Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o Poder de Deus.”( Mt 22:29)

INTROD.
Quem de nós, não viveu um impasse de saber,qual direção ou qual caminho seguir.
Profissional , Sentimental, Mudança ,Comprar ou não.
E muitas vzs por não discernir,qtas  quedas,transtornos  e frustrações.
Ex: qdo um avião está para aterrizar no aeroporto,o comando de vôo, acende luzes que darão direção ao piloto aterrizar, note ele só vai aterrizar se todas as luzes se ascenderem, se não é desastre na certa.
Vamos alinhar as luzes da vontade de Deus...
1-  PRIMEIRA LUZ: Convicção Interior
Atos 16:10
Paulo tentou entrar na Asia,mas Deus não deixou.
Deus chama a Paulo e dá algumas pistas.

Deus deu a visão{ Macedônia}
Voz interior- testemunho do Espirito Santo.

-Deus nos dá um plano no coração,coerente com as Escrituras.
- O erro é qdo não quero ver essa luz.., vou atrás do profeta:
_ Me dá uma palavra..

Se vc começa com o ministério profético,vc já está invertendo a ordem das luzes..

A profecia é dada para confirmar ,exortar e encorajar,mas não para dirigir.
Os filhos de Deus são guiados pelo Espirito Santo,
( Mat 22:29)  .A confirmação é dada primeiro no coração.


2-SEGUNDA LUZ: Harmonia com  as Escrituras

Deus nunca vai tomar  uma direção contra  sua própria Palavra.
Subjetivo- objetivo.
Avivamento com distanciamento da Palavra, torna o profeta  mais importante que a Palavra. O perigo, por
onde  pode entrar o espírito enganador.
O ministério especifico é mais importante que a Igreja?LOGICO QUE NÃO...

Até justificativa para cometer  pecado são absurdos que vemos hoje.
É perigoso navegar somente por essa luz..
Somos guiados pelo Espirito baseados na Palavra de Deus.

3-TERCEIRA LUZ: Confirmação Profética

Eu creio nos dons, no ministério profético.
A palavra profética já vem com aquilo que já está na sua vida, introduzida Pelo Espirito Santo.
Atos 21:10-13- Paulo  havia sido alertado.
Atos 20:23 Paulo já sabia, Deus já havia alertado.
Atos 21:4 eles tbm sabiam.
Palavras fruto do Espirito,discernimento espiritual.
Deus trabalha com a vida de Paulo.
Jacó 30 anos sendo trabalhado.
Moises 40 anos no Deserto

-Quando vem a confirmação profética a sua fé é aumentada resultado: alegria...
Andar nos critérios de Deus...

Atos 13:1,2 separai (vs2 )Paulo,Barnabé.
A igreja teria que solta-los,enviar o seu melhor.

4-QUARTA LUZ :Procurar  Conselhos  de Pessoas  que andam com  DEUS.. (Pv 11:14)
         Cuidado com a pressa:
Isaias 28:16.
Abraão gerou Ismael por causa da pressa, até hoje eles brigam.
Não ande na frente de Deus.
Seja honesto com Deus.

5- QUINTA LUZ: Evidência das circunstâncias
         AVANÇAR DEPOIS DAS EVIDENCIAS.
Analisar o que está  acontecendo.
Que  Fatos estão corroborando.
Aquele assunto como acontece no dia a dia.
Time{TEMPO} das coisas.
As coisas começam a andar...

6-SEXTA LUZ: Paz Interior
Vc tem paz interior.

As vzs temos Paz com Deus e não Paz de Deus.

A primeira diz respeito a Salvação (Rom 5:1)

Paz de Deus, depende de um resultado de vc andar em obediência a vontade de Deus( Fil 4:6,7)
Árbitro: veja se a paz de Deus aumenta ou diminui,
Se aumentar vai avançando..

7-SETIMA LUZ- Provisão de Deus
         Faltou esperar todas as luzes alinharem.
Start.

Deus que chama, abre todas as portas!
-é o momento do preparo, então chegarão os recursos.
É hora de não ser teimoso.
Ex:  casar na hora errada ,mudar emprego, mudança...

W.M.Nee disse: “Deus usa a necessidade da provisão para segurar aqueles que são zelosos demais , impulsivos...”

Hudson Taylor: “Onde Deus guia,  Ele providencia!”À obra de Deus,  feita da maneira de Deus, nunca carecerá de recursos....
        Poderemos ir a qualquer lugar que Deus mandar, ele pagará             
        a conta.
As vzs Deus diz: espere um pouco!

CONCLUSÃO
Qdo tudo parece escuro pode ser um tratamento de Deus ,  se nenhuma luz se acende, Deus está no controle.
Deus guia os cegos (Isaias 42:16,19)
         Deus vai nos guiar!
Cuidado com a cautela imobilizadora,ela pode te prender.
Sonhe e espere as luzes acenderem!

Pr. Ismael Salles Devidé
( baseado na Palestra AS SETE LUZES DA VONTADE DE DEUS – Pr. Silas Barbosa Dias )

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A ADORAÇAO FAZ PARTE DA VIDA

JOAO 4:16-24.

Gostaria de falar um pouco sobre a importancia da adoração,porque para muitos cristãos ,a adoração ainda é um conceito estranho, e porque não dizer distante do seu cotidiano.Existem pessoas que somente vão aos cultos de suas Igrejas, em vez de ir para adorar.
Por esses motivos que muitos cristãos, não sabem adorar o restante da semana, estão presos há um lugar ou espaço. Quando abafamos a nossa adoração,simultaneamente abafamos nosso desenvolvimento espiritual,os nossos olhos espirituais se fecham e nos tornamos míopes,tristes e até amargurados.
Neste capitulo de João,Jesus estava confrontando aquela mulher com o seu pecado.Note que confrontar e diferente de acusar ou envergonhar.Porque a Graça divina não envergonha,mas  restaura. A Graça cobre a vergonha,através do Sangue de Jesus.
Pois bem, aquela mulher reagiu como qualquer pecador,que se esbarra diante da Santidade de Deus,vs 17, 18 esquivando-se ,deviou o assunto.


1-MAS VEJAMOS COMO SUCEDE A ADORAÇÃO: NO CENARIO DA VIDA REAL.VS 20-24


Foi junto ao poço, no cotidiano.
Porque a adoração está relacionada a gente de verdade.
As vzs,pessoas se aproximam de nós, e precisam da nossa ajuda,e muitas vezes,'' DIZEMOS VAI COM DEUS...'''  A Palavra diz que a fé sem obras é morta...
No contexto desse texto,temos que entender,que havia entre os JudeusX Samaritanos,um conflito racial. Eles não se suportavam.
Então Jesus estava ensinando se adoramos ao Senhor de maneira correta, as outras coisas nas quais gastamos tempo para corrigi-las, serão resolvidas com mais velocidade.


AQUELA MULHER PAROU DE SE PROSTITUIR..
VS 35. Jesus os conclama a erguer os olhos..
vs.40 resultado muitos samaritanos viriam,querer conhecer Esse Jesus..


Nos vs.20-24 a palavra adoraçao foi empregada 10 vzs.


2-QUAIS SÃO AS ESFERAS DA ADORAÇÃO.? PARTICULAR E PÚBLICA.VS.19-21


A adoração não está presa a um lugar: Pq tudo tem que ser feito para a Glória de Deus...'''
É um modo de vida.Um edificio não vai modificar nada,sabe? Tem Igrejas ,que se reunem,nas praças,nas florestas,hoteis,em morros,em grandes salões ,que muitas vzs nao levam aquela arquitetura conhecida de Igreja,mas lá há pessoas ,verdadeiros adoradores,que adoram em Espirito em verdade.Sabia?
Se você ja leu 1 Co 6:19,então sabe ,que você está na Igreja o tempo todo.


ADORAÇÃO PÚBLICA:As pessoas que tem problema na adoração pública é porque não tem na particular.E dizem ''' eu não danço,e não gosto que ninguem dance na presença de Deus'' ou ''eu me reservo a controlar as minhas emoções enquanto estou adorando''
Não faça isso,por que você teria reserva,diante daquele que é tao intimo de nós ''DEUS" O ABA..PAIZINHO.?
A adoração pública me leva a reconhecer que você não é filho único ,mas faz  parte de uma grande família.
Na adoração publica Deus aguarda o Seu povo,nós a Igreja.


A ADORAÇAO PARTICULAR: ELA NÃO OCORRE SOMENTE EM JERUSALÉM.SALMO 113:3. DEVOÇÃO O TEMPO TODO.


3-QUAL É O VALOR DA ADORAÇÃO EM NOSSA VIDA? VS 23


Porque Ele é merecedor de toda adoração.
Porque o universo inteiro foi criado para adora-lo.
Dando a Ele a Honra,a Gloria devida ao Seu Nome.
Ele é Espirito.
Ele é o auditorio.
A questao principal não é como nos sentimos,mas sim como Deus se sente?
A VERDADEIRA ADORAÇAO INCLUI:CORAÇÃO( EMOÇÕES) RAZÃO( EM VERDADE ) E UNÇÃO (EM ESPIRITO).


PR.ISMAEL S.DEVIDE.



terça-feira, 30 de novembro de 2010

RENOVANDO A PAIXÃO PELA NOIVA

                                  

 RENOVANDO NOSSA PAIXÃO PELA NOIVA { IGREJA }

                           1CO 10 :31   e 1Co 6:20

Dizem que Socrates era considerado sábio não porque soubesse todas as respostas,mas porque sabia fazer perguntas certas.
As perguntas certas podem conduzir a respostas reveladoras.
Interessante vemos o livro de Jó, que a primeira expectativa que temos ao adentrarmos na narrativa de sua vida,não encontramos um homem,queixando-se da sua saúde,lamentando a perda de seus filhos e bens,mas,  para grande surpresa da maioria,alguem focado no Controle que Deus tem de todas as coisas.Jó entendia que Deus poderia absorver todas as suas dores.Por isso  sua resposta foi uma atitude de adoração."O Senhor deu ,o Senhor tomou,bendito seja o nome do Senhor....isto é:"tudo é Dele ''.Deus fez ao seu servo algumas perguntas:No capitulo 38 inteiro. Atraves de algumas perguntas Deus mostra a Sua grandeza.E ainda no capitulo 40:1.
Então Jó,responde:  ''bem sei que tudo podes e nem nenhum dos teus planos podem ser frustrados..."Jó 42:2
Os por quês na Biblia:
Perguntou Deus a Caim:por quê te iraste?
            
Moises perguntou-se: Por quê a sarsa não se consome ?
Jesus Perguntou: Por quê andais ansiosos...?
Por quê me chamais,Senhor,e não fazeis o que vos mando ?.

Ouvi uma frase de um grande amigo Dr.Leandro que disse: " Como sair de uma lástima encardida,para uma benção adquirida..?
Eu responderia começando com outra pergunta: Para quê a Igreja existe?

1-Primeiro o propósito Maior da Igreja.
-Não ajudaria muito,se ficarmos apenas a criticar a Igreja, e deixando de entender que Cristo pagou um alto preço por ela,e tentar manchar a Igreja de Cristo seria,como dizer esse ato de Cristo não valeu nada. Mas valeu e valeu muito!
Eu comecei falando de Jó ,pq ele poderia generalizar a vida a partir do seu trama vivido,mas não,pelo contrario terminou a sua jornada,orando pelos seus amigos,que bem mesmo de amigos não tinham nada assim,mas mesmo assim orou.E por isso Deus o abençoara,e muito.
O foco nao estava na lástima ou no azedume,mas no favor imerecido de DEus.Tudo vem de Deus. Salmo 24 fala isso.
 1:2-Respostas pq a Igreja existe:
-Para o Louvor da sua Gloria.
-Para expressarmos sua presença
-Para abrir as suas portas à todos os feridos e oprimidos e aqueles que precisam de descanso de alma aflita.Mt 11:28-30.
-Para edificar os Santos em amor.
-Para termos comunhão,como acontecia na Igreja de Atos,"partindo o pão de casa em Casa...''isso fazendo refeições juntos.Atos 2;42-47.
Ouvi há alguns dias atrás num sermão do querido amigo Ap.Miguel Thomaz uma frase: alguém teria dito numa determinada Igreja:pastor estou saindo dessa Igreja, então o Pastor pergunta por quê minha irmã ? Ela respondeu :porque nessa Igreja não tem amor, então aquele Pastor sabiamente disse: fique irmã e nos ensine a amar..'''
Tremendo isso.
Lá em 1 Co 10:31 fala de glorificar a Deus em todas as circunstâncias e oportunidades,como por expl:comendo,confraternizando,sofrendo,ajudando, dando um abraço etc. o alvo é a Glória de Deus.

COMO É A MANIFESTAÇAO DESSA GLÓRIA NO MEIO DA IGREJA?
A GLÓRIA É A IRRADIAÇÃO DO ESPLENDOR SOBRE ALGUÉM {DEUS }AO MESMO TEMPO EM QUE NOS HUMILHAMOS.JOÃO 3:30.
2-COMO ISSO OCORRE ?
-Cultivando o habito de incluir o Senhor em cada segmento de minha vida.Isso é ser Igreja.
-Sendo um Corpo vivo de Cristo,em busca de comunhão uns com os outros sem preconceitos e julgamentos.

Vc se lembra da Mulher Samaritana?João 4. O capitulo começa dizendo:''que era necessario Jesus passar pela Provincia de Samaria..''
Por quê ? Porque lá havia uma mulher carente,sim pecadora,mas que era alvo da atençâo, do carinho e do amor de Cristo.

É ESSA IGREJA QUE TEMOS QUE PARTILHAR A ESSE MUNDO...SE NÃO O QUE FICA SAO LAMÚRIAS,E AÍ PERDEMOS A BENÇÃO ADQUIRIDA....
" Ó VÓS, TODOS OS QUE TENDES SEDE, VINDE ÀS AGUAS, E OS QUE NÃO TENDES DINHEIRO , VINDE , COMPRAI, E COMEI." Is 55:1

PR. ISMAEL DEVIDÉ

sábado, 27 de novembro de 2010

PAI

" Portanto, vós orareis assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome..." Mt 6:9

Os discípulos um dia pediram a Jesus ( Lc 11:1 ) : ensina-nos a orar como João ensinou seus discípulos...
Para tanto, jesus lhes ensinou a Oração do Pai Nosso, uma oração que contém Princípios Básicos para a Fé no Cotidiano... Nesta Oração , Jesus traz e afirma uma proposta inédita de, relacionamento com Deus , que revolucionou a religiosidade humana. Por quê? Perdurara por muito tempo e até mesmo como costume entre muitos povos a visão de que Deus permanecia distante e era inacessível.
Qual foi então a inovação de Jesus? Ele chamou Deus de Pai e tornou isso público já no Sermão do Monte
( Mt 5:16          Mt 5:48        Mt 6:9          Mt 7:21 ).
À partir desta perspectiva vamos dimensionar o 1º Princípio Espiritual da Oração de Jesus: O PRINCÍPIO DA FILIAÇÃO: DEUS É PAI! ( Mt 6:9 )
Em quê contexto esta expressão é usada no nosso dia a dia?
CUIDADO - RESPOSTA - JUSTIÇA - PROVISÃO - LIVRAMENTO - ANSIEDADE- AMOR
Características da Paternidade de Deus:
1) NOS RECEBE COMO FILHOS
RM 5:8 - "Deus prova seu amor para conosco , sendo nós ainda pecadores."
Jo 1:12- "Mas a todos quantos O receberam , deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu Nome.!
2 Co 6:18- " Eu lhes serei Pai e vós filhos e filhas.."

2) NOS TRATA COMO FILHOS E FILHAS
Mt 6:25-26 - " Não andeis ansiosos ...."
Ansiedade é improdutiva( Mt 6: 27-29) - não podemos fazer nada.
Ansiedade é desnecessária( Mt 6:30) - Deus cuida de nós.
Ansiedade é descrença ( Mt 6: 31-32) - Quem não crê, age assim na hora da dúvida.
Ansiedade e o antídoto de Deus :
 Mt 6:- Buscai primeiro o reino de Deus e as demais coisas vos serão acrescentadas .
Sl 145: 16 - Abres a mão e satisfazes de benevolência a todo vivente.

3) NOS REPREENDE COMO FILHOS AMADOS
Hb 12:5-7 Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe......

4) NOS CONVENCE DE QUE SOMOS FILHOS E HERDEIROS
Gl 4: 6-7 e porque sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai! De sorte que já não és escfravo, poré, filho; e sendo filho, também herdeiro por Deus.
Rm 8:16 - O próprio Espírito testifica com o nosso espírito de que somos filhos de Deus

5) NOS GARANTE SEGURANÇA
Jo 6:37 Todo o que o Pai me dá, virá a Mim, e o que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora.
Preste atenção nesta história: A CAIXA VAZIA
Era aniversário de um empresário. Bem casado, pai de 3 filhos, empresário bem sucedido, seu negócio vinha se fortalecendo de geração em geração. Sentiu pela idade que estava se aproximando a hora de se aposentar. Como escolher qual dos 3 rapazes ocuparia seu lugar na direção da firma? Chamou os 3 e comunicou sua decisão.
_ Pai, disseram eles, você não pode, você é a alma deste negócio!
_ Filhos, disse ele, não quero falhar com vocês, nem ser injusto. Então aqui estão 3 Caixas Iguais, no primeiro dia do ano quando nos reunirmos como família, quero que me tragam a Caixa Cheia com o que vocês acham de mais importante neste negócio. O que apresentar o que for mais valioso, será meu sucessor...
Todos os funcionário sentiram no ar o clima da competição. Um deixou a caixa em cima da mesa.
O outro ia de departamento em departamento colhendo informações. O outro por onde ia , levava a caixa junto para armazenar coisas.
No dia escolhido chegou o primeiro e apresentou sua caixa, dentro dela, O Livro da Contabilidade: - Para mim isso revela o caráter, a honestidade e o êxito da empresa( direto)!
O segundo disse,minha caixa está lá fora, e apresentou os funcionários, muitos bens, barco, jóias, objetos de arte, tudo isso representando o fruto de um trabalho árduo!
O terceiro chega e ao abrir sua caixa, que surpresa: Uma Caixa Vazia!
_ Meu filho, o que é isso: Não há nada de bom que eu tenha feito durante toda a minha vida?
_ Não meu pai, não é isso! Como eu poderia medir e colocar nesta caixinha todo o Valor do seu Compromisso- a Qualidade do seu Serviço- sua Honestidade- Sua Confiança- Sua Lealdade aos empregados e clientes- Sua Credibilidade- Sua Organização - Sua Filantropia.
Onde por toda a nossa Família - seu Amor por nós e a Mamãe- seus Ensinamentos- seus Valores- Seus Princípios- seu amor por Deus, que fez de nós o que somos?
Não é preciso dizer quem foi escolhido, será?
Deus é Pai, ele não precisa provar nada para nenhum de nós, mas acho que o sacrifício de seu Filho Jesus, lá na cruz, é prova suficiente, não é mesmo?

CONCLUSÃO
Is 49:15 - Acaso, pode uma mulher esquecer-se do seu filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre?Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti.
SOMOS FILHOS DE DEUS! DEUS É PAI!

Pr.Ismael Salles Devidé

terça-feira, 23 de novembro de 2010

MORTE NA PANELA


                          MORTE NA PANELA... (2 Reis 4:38-41)

Um dos riscos que pastores, educadores, líderes, pais, pessoas normais , enfrentam é o achar que os outros são os que precisam aprender, nunca eles próprios.
Nossa tendência é sempre pregar para os outros. Tenho aprendido à olhar mais para as minhas fraquezas do que para as próprias forças e competências, porque só assim haverá crescimento.
Vivemos uma crise gerada por homens egoistas , individualistas, cheios de justiça própria e por que não dizer arrogância.
A morte na Panela....
Texto: Aquela era uma época de grande fome na terra. O povo andava  inquieto, pessoas andavam desesperadas, procurando alimento por toda a parte.Estavam prontas para comer qualquer coisa.Uma cabeça de um jumento era vendida a 80 ciclos"Mas havia abundante pão do Céu...”
Eliseu mandou fazer um cozido,mas o homem que foi colher ervas trouxe veneno e os discípulos comeram.
São as Escrituras que tornam uma pessoa sábia.Já a cultura moderna diz:” o que fazemos , o que temos,  é o que define quem somos..”
Já Agostinho dizia” ..somos o que desejamos,um reflexo daquilo que nos amamos.”

1-A MORTE NA PANELA PODE EXISTIR ATÉ NAS MELHORES FAMÍLIAS..

1:1-HAVIA ENSINO.
AQUI OS ESTUDANTES DE TEOLOGIA DO SEMINÁRIO DE ELISEU, NA ESCOLA DE PROFETAS.

-UM GRANDE PROFESSOR,UM HOMEM DE PODER.
-UM HOMEM QUE JAMAIS MERCADEJOU A SUA FÉ!

1:2-HAVIA COMUNHÃO ENTRE ELES.

-A FOME,A POBREZA,
JAMAIS QUEBROU A COMUNHÃO DOS FILHOS DOS PROFETAS,PELO CONTRÁRIO OS UNIU MAIS E MAIS.
1:3- HAVIA LIDERANÇA ESPIRITUAL.
-ELISEU ERA UM HOMEM DE DEUS EM QUEM REPOUSAVA O ESPÍRITO SANTO.

MESMO ASSIM HAVIA MORTE NA PANELA.

2-A MORTE NA PANELA PODE SER UMA REALIDADE DOLOROSA NA VIDA DE ALGUNS CRENTES

2:1- MUITOS ESTÃO ATRÁS DE ALIMENTO:

-COMO OVELHAS INQUIETAS, FAMINTAS E SEM O CUIDADO PASTORAL.
-POR ISSO, ÀS VEZES QUANDO ENCONTRAM NOVIDADES, LOGO AS ABRAÇAM,PORQUE  ESTÃO CARENTES.

Vs 39. ENTÃO ,SAIU UM AO CAMPO A APANHAR ERVAS,E ACHOU UMA TREPADEIRA SILVESTRE....

A TREPADEIRA É APARENTEMENTE VIÇOSA...

-HOJE EXISTEM MUITAS NOVIDADES ATRATIVAS,COMO  IGREJAS QUE VIVEM DE EVENTOS, PROGRAMAÇÕES CHAMATIVAS,MARKETING  PARA ENTRETER AS PESSOAS, MAS QUE NA FUNCIONALIDADE SÃO COISAS QUE NÃO TRAZEM QUALIDADE DE VIDA ESPIRITUAL, QUE NÃO TRAZEM CRISTO PARA O COTIDIANO,MUITAS VEZES SÃO  COISAS OCAS, BARULHO, GLAMOUR, PLUMAS E PAETÊS, SÓ PALCO E NÃO ALTAR!

2:2- OS DISCÍPULOS COMERAM VENENO,PENSANDO ESTAR SE ALIMENTANDO DE COISAS BOAS.

2:3-O PERIGO DAS APARÊNCIAS.

-OS PIORES ERROS SÃO AQUELES QUE SE PARECEM COM A VERDADE. HEB 5:14
O DIABO CITA ATÉ A BÍBLIA,MAS ELE USA A BÍBLIA CONTRA A PRÓPRIA BÍBLIA.

2:4- AS NOSSA MELHORES INTENÇÕES NÃO TRANSFORMAM A NATUREZA DO ALIMENTO QUE RECEBEMOS.

EXEMPLO: A CONFISSÃO POSITIVISTA DIZ , QUE TODO CRENTE DEVE VIVER ENDINHEIRADO,DESFILAR COM CARRÕES,MORAR EM MANSÕES ETC..

O QUE ESTE ENSINO PRODUZ:FRUSTRAÇÕES,DECEPÇÕES, ENFERMIDADE EMOCIONAL.
TIAGO 4:1..” DE ONDE VEM AS GUERRAS E CONTENDAS QUE HÁ ENTRE VÓS, DE ONDE, SENÃO DOS PRAZERES
QUE MILITAM NA VOSSA CARNE...”

UMA VEZ QUE OS NOSSOS DESEJOS ENCONTRAM -SE CONFUSOS E DESORDENADOS, É PORQUE AS NOSSAS ORAÇÕES NASCEM DE NOSSAS VAIDADES: ISSO É MORTE NA PANELA!

GEORGE MC DONALD DISSE:” MINHAS ORAÇÕES NASCEM DAQUILO QUE EU NÃO SOU,ESPERO QUE AS TUAS RESPOSTAS FAÇAM DE MIM O QUE DE FATO DEVO SER.."

-ENTÃO NOSSOS DESEJOS PRECISAM PASSAR POR UMA CONVERSÃO.

3- UMA DESCOBERTA:A INVERSÃO DA CONVERSÃO

3:1- MORTE NA PANELA.
-ANTES NOS CONVERTÍAMOS A  CRISTO. HOJE  CRISTO CONVERTIDO A NÓS,QUE TRISTE.

-PODEMOS VER HOJE  QUE HÁ MAIS TESTEMUNHOS DO QUE EU RECEBI,DO QUE EU FUI TRANSFORMADO.

-A CONVERSÃO NUNCA É UM PROCESSO DE TRANSFORMAR CRISTO NUMA ESPÉCIE DE GÊNIO DA LÂMPADA..

3;2 SÓ A ORAÇÃO PODE TIRAR A MORTE DA PANELA.
-PQ A ORAÇÃO NOS LEVA A OLHAR PARA DIREÇÃO CORRETA.
SALMO 46:4,5

3:3- A  MORTE NA PANELA É VENCIDA PELA PERSEVERANÇA.
-CURA PELA ARVORE CORTADA.
-CURA PELO SAL
-A CURA PELA FARINHA: PALAVRA NO PODER DO ESPIRITO SANTO.

-A MORTE É AFASTADA QUANDO COLOCAMOS NA PANELA A GENUINA PALAVRA DE DEUS.
ENTÃO A VIDA VOLTARÁ!!!

PR. ISMAEL SALLES DEVIDÉ