Até já sei, você deve ter pensado que era alguma coisa relativa aquele programa sobre emagrecimento... Sinto, mas não é; entretanto, da mesma forma trata-se de algo que requer igualmente determinação, força de vontade, propósito, pesar-se as intenções e interesses na balança do critério segundo o padrão de Cristo!
Sem ser filosófico, mas puramente existencial, há ou não, momentos na vida em que nos parece, que estamos perdendo Deus de vista? Esses tempos acontecem nas crises que todos nós vivemos, tanto na vida pessoal, cotidiana, quanto profissional, familiar e até mesmo religiosa. Isso quase sempre acontece, porque vivemos num mundo embrenhado na filosofia da retribuição. Veja se isto está ou não , até mesmo nas igrejas: " O que ganhamos com isso?" Será que esta indagação tem a ver com " custo benefício" , sabe-se lá??!!
Hoje a instituição oferece algo mais importante do que simplesmente "amar uns aos outros". A vitrine está posta: O que eles podem me oferecer, isto partindo de ambos os lados. Um pergunta na sua vez: O quê a igreja poderá fazer por mim? E o outro lado indaga: O que esta pessoa vai oferecer à igreja?
Em todo e qualquer relacionamento há uma construção de proteção, mas muitas vezes o senso de Amor, acaba sendo redefinido como aquilo que resguarda ; e Desamor, como o que prejudica. Isso tem transformado gente , em maníacos raivosos, policiais à espreita , na moita da vida ,prontos para passar a multa em Nome de Deus!
Esse amor é como um "anzol", se fizer o que queremos nós o recompensamos, caso contrário, castigamos...Tudo isso tem gerado uma guerra fria pelo Poder, onde não há vencedores, só perdedores!
1) O QUÊ VIROU A IGREJA HOJE?
Um grupo de pessoas que precisam proteger o próprio território! Agem como cães quando lhes tentam tirar os ossos... Para resolver seus conflitos fazem seus arranjos internos, capazes de atender tão somente e unicamente suas próprias inseguranças , salvaguardar seus interesses. A raiva até que um dia poderá passar, não há cura porém o ciclo vicioso, irá recomeçar no próximo conflito que surgir.
2) ENFRENTAMENTO DA VERDADE
Sinais dessa enfermidade se têm manifestado já de longa data, basta pensar-se nos fariseus...Algumas perdas, com certeza, são necessárias para que Deus nos tire desse mar de egoismo e intrigas pessoais. Porquê essas coisas nos levam a pensar que sem elas ou sem este ciclo doentio, não vamos mais conseguir viver?Porque construimos uma vida espiritual com base em necessidades, ficamos cegos à verdadeira obra de Deus por meio de sua igreja e de seu Amor Incondicional por nós.
3) ENTÃO O QUE FAZER?
Devemos nos aproximar do Aba, Pai, e do Mestre Jesus, para que nos oriente à cada dia, sobre o que Ele espera de cada um de nós, porém mais do que fazer ou ter, simplesmente SER! Nada em termos de "toma lá, dá cá", porque tudo que precisamos Jesus já conquistou lá na cruz e Ele sabe exatamente tudo que precisamos...
4) TOMANDO PRECAUÇÕES
Alguns cuidados são precisos, como por exemplo, não ficar se protegendo; tentando preservar-se e ser aceito pelos outros, salvar reputação:
" Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perde-la-á; e quem perder a sua vida por causa de mim e do evangelho salva-la-á." Mc 8: 34-35
Quem PERDE, GANHA! Não podemos trair esta palavra!
Francis Schaeffer dizia: " A verdadeira espiritualidade consiste em viver cada momento pela Graça de Jesus Cristo!"
Com tudo isso aprendemos a lição da dependência de Jesus e em nada mais, sejam pessoas ou quaisquer outras coisas, e quando desistirmos de tentar, estaremos livres para tão somente, seguir a Jesus!
Pr. Ismael Salles Devidé
,