Guimarães Rosa disse:” o animal satisfeito dorme.” Por trás dessa frase óbvia,está um grande alerta, contra o risco existencial da monotonia. O que podemos aprender com esta frase é que a condição humana perde substancia e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, nos levando a imobilização e acomodação.
Paulo escrevendo aos Romanos 12:2” e não vos conformeis com este mundo ,mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento...”
A satisfação não deixa margem para continuidade, para persistência.
Hoje vivemos, no meio evangélico um mundo místico, as pessoas não pensam, não analisam, pelo contrário são muitas vezes conduzidas ou manipuladas por outras pessoas. Com isso se perde oportunidades, que são abertas pela vida. Note bem uma coisa, quem tem poder de criar é só Deus. Então as pessoas em nome de uma espiritualidade, acomodam-se, se dizem satisfeitas, ficam estagnadas.
Por isso, quando alguém diz: “ fiquei muito satisfeito com você “ , “ com o teu trabalho” isso é perigoso. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se espera. Quando Elias depois de enfrentar e vencer aquela batalha com os profetas de Baal, bateu um sentimento que o que devia fazer na vida tinha sido feito, então o Senhor nosso Deus disse a ele: “ 7.000 NÃO DOBRARAM SEUS JOELHOS A BAAL.”. Em 1 REIS 19:8- Quando Calebe recebeu a promessa de uma terra , perseverou na caminhada em direção a sua promessa, ao futuro desejado, passaram 45 anos, ele ficou melhor, ele se sentia forte cheio de vida e maturidade,força para enfrentar novas guerras( Josue 14;7-13).
Nascer sabendo, é uma limitação porque apenas vamos repetir e nunca criar, inovar, refazer, modificar. Gente não nasce pronta, vai se fazendo.Como disse Mario Sergio Cortella ;“ eu no ano que estamos,sou a minha mais nova edição( revista e às vezes ,um pouco ampliada) o mais velho de mim, está no meu passado e não no presente.”.
O Grande desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão.
"AQUELE QUE COMEÇOU A BOA OBRA EM VÓS ,HÁ DE APERFEIÇOA-LA ATÉ O DIA DE CRISTO... “ FIL 1:6
ISMAEL DEVIDE
PASTOR.