INTELIGENCIA EMOCIONAL
SAIA DE SUA CAIXA...
Um tema que tem me chamado à atenção é o :''auto engano.." ou auto ilusão''. A questão do auto engano determina a experiencia de uma pessoa em relação às facetas da vida.
O auto engano, nos cega em relação à verdadeira causa dos problemas. É quando passamos ver os outros como causa de nossos problemas, poderiamos chamar essa atitude de entrar na caixa.
Quando tentamos enganar a nós mesmos, isso chamamos de '' estar na caixa'', isso seria a incapacidade de ver que se tem um problema.
Adão no jardim, tentou fugir, e depois tentou culpar a Eva, pelo seu estado.Eva tenta transferir o problema para a serpente.
Mas, o que é muito pior do que estar na caixa é levar os outros para dentro da caixa. E o interessante é ver que as pessoas reagem pelo que sentimos por elas interiormente. Hoje no mundo competitivo que vivemos, não há lugar para pessoas agressivas, intolerantes, estopim curto, pessoas que não tem auto-critica, pessoas o tempo todo egoistas, cuidando do seu acima do direito do outro.
O apóstolo Paulo escrevendo aos Efésios no capitulo 5, verso 21, diz:'' sujeitando uns aos outros no temor de Cristo..''
O verdadeiro passo da maturidade é a capacidade de se colocar no lugar do outro, isso chamamos de inteligencia emocional.
Sair de si,entrar na alma do outro,isto é passando a sentir oque o outro sente.
Jesus foi o exemplo maior nesse sentido, chora com a familia de Lázaro, e restitui Lázaro à vida.
Já o imaturo , aquele que só pensa nele, seria o egoísta, que passa a ver o outro à partir do seu angulo de visão.
O apóstolo Paulo escreveu aos gálatas, primeiro aquilo que a natureza humana produz: Gal 5:19-21: coisas que geram enfermidades nas nossas relações interpessoais; mas ele também enfatiza aquilo que nos mantem fora da caixa, do auto engano , aquilo que o Espirito Santo produz em nós(Gal 5:22-25.).
O que vai ser gerado em nós através dessa maturidade emocional é: respeito, lealdade, novo trato, parcerias.
Ouvi de um grande psicanalista Flávio Gikovate o seguinte:''O egoísmo é uma falha moral..."ao contrário da maturidade emocional, que é o equilibrio, o dominio da razão sobre as emoções.
É só você olhar a vida do Aposto Pedro, alguns chegam a dizer que ele só se converteu após ter chorado amargamente, eu diria que ele amadureceu, conheceu suas fraquezas, procurou corrigi-las, e seguiu para ser um grande homem, para a Glória de Deus, depois que ecoou as 3 cantadas do galo.
Então como podemos deixar de ser um analfabeto emocional ?:
a- Precisamos crescer.
b-Criar um ambiente, uma atmosfera quer seja na familia, empresa , Igreja, escola, onde o comportamento do auto engano não encontre nenhum endosso, isto é , ver os outros de uma maneira diferente.
Um ambiente onde o espirito de acusação esteja fora. O que nos separa nós dos outros é não olharmos os outros como pessoas..
c-Não se preocupe se outras pessoas o estão ajudando. Procure ver se você está ajudando outras pessoas.
d- Não culpe as pessoas,porque o fato de culpa-las não as ajuda,só piora. Porque muitas vezes o ato de culpar alguem, tem outros propósitos,talvez seja servir de auto justificativa quanto aos próprios erros.
Lembre-se: ''Deus resiste ao soberbo,mas dá graça aos humildes...''
que Deus nos ajude...
Pr. Ismael S. Devidé
Que possamos ter a capacidade de se colocar no lugar do outro, olhar com os olhos de DEUS, sair da caixa! amo vcs, bjo pai!
ResponderExcluir