Estava pensando no estresse da vida moderna e seus nocivos efeitos em cada um de nós e na família, quando li um artigo do então vice-presidente americano Al Gore( Nossa Escolha...)É bem verdade que ele se refere às mudanças climáticas e do meio ambiente, mas bem que a reflexão também pode se adaptar para a vida!
Transcrevo abaixo:
" [ há enormes evidências de que as sociedades modernas geram rotineiramente índices muito mais altos de estresse do que os que eram comuns nos séculos anteriores. Uma grande fonte dos novos e extraordinariamente altos níveis de estresse é o ambiente de informações no qual a maioria de nós vive. Graças a evolução da cultura moderna e à onipresente mídia eletrônica, que nos servem um cardápio constante de distrações, podemos perder a capacidade de manter uma força de vontade coletiva que vinha se mantendo firma há décadas, justamente quando mais precisamos dela!"
Estamos todos " correndo atrás " do sustento, da sobrevivência para bancar as exigências do nosso tempo.
Será que antigamente a vida era tão competitiva, tão exigente, tão "cobrativa", se é que existe este termos, se não acabei de inventar....
Não sou avessa às modernidades tecnológicas e demais , mas para tudo isso estamos pagando um preço...
Quantos de nós suportam o estresse de um dia de trabalho e quando chegam em casa sequer conseguem deixar as preocupações portão fora de casa... Às vezes até o sono é prejudicado, como se a insônia fosse trazer solução para os problemas e vamos vivendo no Burnout na SPA - Síndrome do Pensamento Acelerado e a saúde vai se esvaindo...
Pensamos , vamos curtir algum Programa de TV, e quando nos centramos nisso pensando em alguma diversão, o contrário é que vemos Noticiários trágicos de massacre em escolas, enchentes, mortes, feminicidio, guerras e seus refugiados, política: chega a ser depressivo assistir programas de noticias...Tempo difícil este em que vimos destas tragédias acontecendo um Suzano, Brumadinho, Rio de Janeiro, São Caetano, Africa, Venezuela e em tantos outros lugares que trouxeram angustias a todos nós...
Precisamos pensar em nós mesmos, e ter empatia a quem precisa ao nosso lado, em uma vida mais livre, mais simples, mais ampla, mais família, mais relacionamento, menos tensão, mais natureza, mais fé, mais esperança, porque de fardo há muito à nossa volta!
Estamos precisando recuperar saúde mental, emocional, espiritual para ver além dos problemas, mais as soluções, que muitas vezes parecem tão demoradas de acontecer... Mas tudo tem seu tempo!
Precisamos recuperar a força de vontade, o otimismo, a confiança em dias melhores e fazer a nossa parte , que Deus nos ajudará com as demais coisas!
Vamos olhar para frente e seguir a caminhada, nos reinventando em fé e resiliência para as superações do dia a dia!
ENI DEVIDÉ
Nenhum comentário:
Postar um comentário